Os tênis Converse têm sido populares por mais de 100 anos. Vamos, então, olhar para a história desta marca e focar nos modelos que têm sido os mais populares por um longo tempo. Além disso, vamos discutir como diferenciar os sapatos originais das imitações.

Fonte: Pixabay
 

Os tênis Converse ao longo do século 20

Em 1908, um certo Maher Converse fundou uma fábrica na pequena cidade de Malden, no estado americano de Massachusetts, que ele nomeou de Converse Rubber Shoe Company em honra ao seu próprio sobrenome. Esta fábrica se concentrava em solas de borracha para sapatos de trabalho e mais tarde também em calçados femininos, masculinos e infantis com solas de borracha. Uma virada ocorreu em 1917, quando os famosos tênis Converse All Stars foram produzidos, popularizados pelo então jogador de basquete Chuck Taylor, que após o fim de sua carreira contribuiu para as vendas como um vendedor.
 
A história dos tênis Converse, portanto, começou há mais de 100 anos. Nas décadas seguintes, eles continuaram muito populares entre os jogadores de basquete, mas também entre atletas e membros do exército americano. Eles perderam sua dominância no basquete na década de 70, quando os jogadores da NBA começaram a usar sapatos concorrentes da Adidas Superstar, mas continuaram muito populares. Isso não se aplicava apenas aos atletas. Por exemplo, eles eram frequentemente usados pelos membros da banda The Beatles e pelo vocalista do Nirvana, Kurt Cobain. Os tênis se tornaram muito populares entre os jovens.



"Converses" na Tchecoslováquia socialista

É interessante notar que os "Converses" também podiam ser obtidos na Tchecoslováquia antes de 1989. Obviamente, não eram os verdadeiros tênis Converse. Eles eram fabricados na China e levavam os nomes Forward e Warrior. Apesar disso, eles se assemelhavam muito aos tênis de basquete americanos. Eram principalmente disponíveis em branco, mas às vezes também em azul. Na Tchecoslováquia, eles eram populares nos anos 70 e 80, não apenas para atividades esportivas, mas também para uso diário. Além disso, definitivamente não eram calçados de baixa qualidade.
 

Os tênis Converse no novo milênio

A popularidade dos tênis Converse não mudou no início do terceiro milênio. Pelo contrário. Grandes mudanças, no entanto, ocorreram. Em 2003, a marca foi comprada pela empresa Nike. Sob essa marca, ainda são vendidos sapatos masculinos, femininos e infantis, mas agora também é possível adquirir roupas de várias cores, formas e padrões. A união desses dois gigantes da moda, portanto, levou a uma expansão da oferta de produtos, o que significa que ainda há um grande interesse pelos produtos desta marca, também graças a outras etapas realizadas.
 
Em 2009, a Converse iniciou seu programa de skateboarding sob o nome Cons, com embaixadores como Kenny Anderson, Anthony Pappalardo, Nick Trapasso, Jason Jessee e Mike Anderson. Dez anos depois, a marca retornou ao basquete de alto nível com os sapatos All Star Pro BB, que combinam o estilo tradicional da Converse com a tecnologia moderna da Nike. O primeiro jogador a experimentar o novo produto foi Kelly Oubre Jr. Mais tarde, contratos também foram assinados com outros jogadores de basquete, incluindo Natasha Cloud da WNBA.
 

Modelos populares de tênis Converse

Hoje em dia, você pode adquirir tênis Converse em vários designs, alguns dos quais são de corte clássico, enquanto outros parecem um pouco bizarros. Quais modelos são os mais populares?
 
  • Converse All Stars - foram os primeiros e continuam populares até hoje. Conhecidos também como Chuck Taylor All Stars, foram populares entre os jogadores de basquete até os anos 60, mas a partir dos anos 80 tornaram-se mais populares como calçados casuais em estilo retrô. Recentemente, houve um retorno ao basquete de alto nível com o modelo Pro BB. Os Converse All Stars apareceram em centenas de filmes, incluindo De Volta para o Futuro e Eu, Robô.
  • Converse The Weapon – tênis lançados em 1986 e novamente voltados para o basquete. Eram fabricados em duas esquemas de cores para corresponder às cores dos uniformes das equipes de basquete. Tinham uma construção em couro e acolchoamento espesso para maior conforto. Os primeiros rostos deste modelo foram Larry Bird e Magic Johnson. Mais tarde, novas variantes foram criadas, como The Loaded Weapon e The Weapon 86.
  • Converse Cons – calçados produzidos exclusivamente para skate. São feitos de materiais muito resistentes e garantem conforto (não apenas) durante a prática de skate. Estão disponíveis em versões baixas e altas e são adequados tanto para homens quanto para mulheres que adotam o estilo de vida do skate.

Como identificar falsificações de tênis Converse

Muitos sapatos tentam imitar os tênis Converse All Star. Portanto, trazemos algumas dicas sobre como identificar uma imitação com sucesso, para que você possa ter certeza de que tem um original autêntico nos pés.
  • No língua e na parte do calcanhar deve haver uma inscrição Converse All Star.
  • Além disso, deve haver uma inscrição Converse na palmilha interna.
  • Na parte do tornozelo há um logotipo em um círculo, que está presente em ambos os sapatos.
  • O original pode ser reconhecido também pelo acabamento. As bordas dos sapatos são completamente retas, enquanto a sola deve ser de borracha e firme.
  • Se você comprar tênis Converse em uma loja física ou online, eles devem estar embalados em uma caixa original.